Newsletter MBIS
      Resumo de Monografia - Alexandre Dellai Schlieper

• "Aplicação da Metodologia Six Sigma na Área de TI em Empresas de Serviços"

Aluno:
Alexandre Dellai Schlieper Orientador: Prof. Dr. Alexandre Campos Silva

As empresas de serviços investem muito em gestão de projetos, porém normalmente seu foco está na gestão da execução dos mesmos e não se presta muita atenção no desenho da solução que está sendo criada. Assim muitos sistemas são colocados no ar com falhas que geram um alto índice de manutenção, um dos maiores vilões na fatia do custo destas empresas.

Uma alternativa para reverter esse cenário é o investimento na qualidade e o Six Sigma se apresenta no mercado como uma metodologia que tem uma abordagem com o objetivo de reduzir a taxa de falhas. Quando um processo tem seis sigma, isto representa qualidade elevada, onde a probabilidade de defeitos é extremamente baixa.

Projetado originalmente para ambientes de manufatura, pode ser difícil aplicá-lo em processos que ainda não estão bem definidos e mensuráveis. Muitas vezes as empresas de serviço não sabem o quão ruins seus serviços estão pela falta de mensuração. O desafio está justamente na criação destes indicadores e no estabelecimento dos níveis de acordo de serviço entre as partes.

Um processo pode ser aprimorado desde que métricas como satisfação do cliente sejam estabelecidas. Levando-se em conta o custo da qualidade, a metodologia pode também ajudar a determinar os requisitos logo no começo e a definir realmente as especificações para evitar surpresas depois.

Portanto o objetivo deste trabalho é analisar se a metodologia Six Sigma é aplicável ou não na área de TI em empresas de serviço. As informações apresentadas são baseadas em pesquisas bibliográficas e um estudo de caso. Nas considerações finais evidências do estudo de caso serão apresentadas e analisadas.

© 2005 MBIS PUC/SP. Todos os direitos reservados